UX Case Study: Merkadou

Um app para calcular e comparar o valor da sua compra em diversos supermercados.

Daniel Martins Cassiano
7 min readOct 31, 2022

Sobre mim.

Cientista Social em transição para o UX Design. Neste projeto todas as funções são executadas por mim, desde a descoberta e definição do problema até a compilação e ideação das informações.

Contatos:
daniell.cass@gmail.com
https://www.linkedin.com/in/dmcassiano/

Introdução.

Este é um estudo de caso fictício, criado primeiramente para ser um projeto final de um curso de UX Design. Posteriormente, resolvi continua-lo em um curso de UI Design uma vez que a interface/visual não estava 100% da forma que imaginava, entretanto, a parte de UI nunca foi o foco deste case.

Softwares.

Miro, Figma, Medium (Research) e Office.

O Projeto: Merkadou.

Este projeto foi pensado como uma resposta aos problemas e dificuldades que temos quando vamos fazer nossas compras em supermercados, especificamente, sobre a estressante tarefa de se pesquisar preços e tentar economizar o máximo possível. O Merkadou não se trata de técnicas de ponta ou métricas perfeitas, mas sim de uma (possível) solução para algo que está na nossa rotina e que poderia ser melhorada e se tornar algo menos extenuante.

Logo, o Merkadou deve responder à estas questões:

• Como economizar durante as compras;

• Como saber se realmente estou economizando ao comprar X produto em Y local;

• Como minimizar o estresse e o tempo antes e durante esta tarefa.

A partir deste ponto se faz necessário entender determinados comportamentos dos possíveis usuários, tais como, por exemplo:

• Qual a frequência de ida ao mercado;

• Qual o “valor/tamanho” das compras;

• Se existe um local preferido;

• Se o usuário participa de programas de fidelidade;

  • Se o usuário tem o hábito de pesquisar preços com antecedência.

Entendendo a problemática.

De início optei por fazer uma Matriz CSD a fim de nortear alguns caminhos na hora de executar uma pesquisa mais concisa, além de tentar compreender um pouco mais sobre os possíveis usuários deste app, o que facilitaria o processo de delimitação/”recorte”.

Desk Research.

Nesta etapa me preocupei em entender o background no qual o app faria parte, bem como mostrar o porquê da escolha de se criar o Merkadou. Em suma, o resultado desta etapa mostrou que o brasileiro está gastando mais para garantir sua alimentação diária, sendo que nas classes mais baixas (como C e D, por exemplo), esse valor pode corresponder a 1/3 da renda mensal da família. Produtos básicos como arroz, feijão, café e açúcar, por exemplo, tiveram considerável aumento de preços, o que dificulta ainda mais a gestão financeira das pessoas num geral. Uma das soluções encontradas é realizar as compras em mercados municipais ou locais semelhantes, o que também pode ser inacessível por alguns dependendo de sua localização.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/02/mercado-consome-mais-de-um-terco-dos-gastos-do-trabalhador-de-baixa-renda.shtml

Pesquisa.

Optei por elaborar um pequeno questionário online através do Google Forms para saber alguns dos comportamentos e pensamentos das pessoas acerca deste cenário, bem como comparar os resultados com a matriz elaborada anteriormente. O questionário foi divulgado em grupos pessoais e em redes sociais (Facebook e Twitter).

Neste questionário continham perguntas demográficas e também algumas perguntas como:

• Quantas vezes por semana você costuma frequentar o mercado?

• Você possui algum mercado de preferência? Participa de algum programa de fidelidade?

• Você é o responsável por realizar as compras da casa?

• Você costuma pesquisar os preços com antecedência?

• Você prefere realizar suas compras em apenas um local ou prefere aproveitar ofertas de diversos mercados?

No total, 27 pessoas responderam este questionário, gerando os seguintes resultados:

Apesar de encontrar uma certa dificuldade em fazer entrevistas em profundidade devido a agenda dos entrevistados, duas pessoas se dispuseram a participar, o que gerou alguns pontos consideráveis:

• Existe uma preferência em aproveitar promoções de um produto específico

• Nem todas as promoções são aproveitadas uma vez que algumas delas são de produtos considerados “ruins”

• Além dos preços elevados, o principal ponto de dor são as grandes filas nos caixas.

De modo geral, numa escala de 0 a 5:

  • 40% dos entrevistados (11) estão na escala 3 (estresse moderado), enquanto apenas 3 entrevistados estão numa escala maior.

Persona.

User Flow.

User Journey.

Wireframe/versão inicial.

Esta é a primeira versão do app, feita em aproximadamente 2 semanas (contando apenas a parte de UI) durante meu curso inicial de UX. Após avaliar esse processo inicial, decidi dar continuidade na proposta, revisando o que já foi feito e dando mais robustez ao trabalho em si.

Merkadou v2.

A proposta visual que resolvi adotar nessa segunda versão teve como ponto central ser o mais simples possível, ter um processo rápido e intuitivo onde o usuário possa realizar o que o app se propõe a fazer sem qualquer dificuldade ou “passos extras”.

Teste de Usabilidade.

Style Guide.

Interface completa.

Protótipo navegável.

Próximos passos.

O Merkadou ainda tem muito espaço para melhorias, principalmente na interface. Se levarmos em consideração o que o app pode executar, a longo prazo, com certeza um dos primeiros pontos seria a possibilidade de efetuar uma compra diretamente pelo sistema do aplicativo, ou ainda alguma estrutura voltada a gameficação.

Este projeto ainda sofrerá alterações conforme vou aprendendo novas ferramentas e conhecimentos.

--

--